top of page

ACERCA DE  ARTE EN MISION

Arte en Misión es una propuesta de cuidado y de bienestar dirigida a trabajadores humanitarios y/o profesionales que actúan en comunidades afectadas por crisis complejas. Con un abordaje centrada en las personas y en fortalecimiento de su resiliencia, Arte en Misión pretende implementar acciones de promoción, prevención y atención para profesionales que pueden pasar, están pasando o han pasado por situaciones de gran impacto emocional o estrés derivado del trabajo realizado sobre una creciente tensión y exposición directa a las consecuencias de las crisis humanitarias.

 

Teniendo como base la psicología, el arte, la mediación artística y la arteterapia como formas de fortalecer la salud mental, emocional y psicosocial, Arte en Misión se presenta como un servicio diferenciado y desarrollado a partir de la formación y experiencia clínica, artística y social de un profesional que vivenció y acompañó la vivencia de colegas en distintos contextos humanitarios.

 

La gestión del estrés y la gestión del autocuidado fortalecen recursos resilientes en los profesionales impactando de forma significativa la cualidad del acompañamiento que desarrollan con las personas y comunidades.

NUESTROS SERVICIOS

Acompañamiento Arteterapéutico

Mediação Artística para o desenvolvimento Das habilidades pessoais.webp

Mediación Artística para el desarrollo de competencias personales

Facilitação do processo criativo e inovação.jpg

Facilitación de Procesos Creativos e Innovación

Assessoria em elaboração de propostas baseadas em artes com finalidade sociais e humanitár

Consultoría para la elaboración de propuestas basadas en el arte con fines sociales y
humanitarios

Psicoterapia Individual

Capacitação.jpg

Asesoría y Consultoría para Organizaciones Humanitarias Nacionales e Internacionales

NUESTROS SERVICIOS
Estúdio de arte
“Fue una forma de conectarme con el mundo exterior y centrar mi mente en algo diferente a lo que estamos viviendo.”

Participante, Profesioal Humanitario

PERGUNTAS FREQUENTES
  • O que é Arteterapia?
    Segundo o Fórum Ibero-americano de Arteterapia, é uma disciplina especializada em acompanhar, facilitar e possibilitar uma mudança significativa na pessoa através da utilização de diversos meios artísticos: atendendo ao seu processo criativo, às imagens produzidas e as perguntas e respostas que levantam. É uma disciplina cuja prática profissional se baseia, por um lado, no conhecimento e na prática da arte e, por outro, no estudo do desenvolvimento humano e nas teorias psicológicas.
  • Como a arteterapia pode me beneficiar?
    A arteterapia pode ser uma alternativa poderosa para melhorar a saúde mental e o bem-estar emocional para aqueles que vivenciam situações difíceis ou desafiadoras, promovendo a resiliência e o autocuidado.
  • Preciso ter conhecimentos e/ou habilidades artísticas para participar de sessões de Arteterapia?
    Não é necessária experiência, conhecimento ou habilidade artística. As sessões concentram-se na auto expressão e no autocuidado, não na habilidade artística. Todos podem participar e se beneficiar.
  • Como são as sessões de Arteterapia?
    As sessões são conduzidas por uma terapeuta com formação em Arteterapia. Vários materiais artísticos são usados ​​para expressar pensamentos e emoções. Não se trata de criar “arte perfeita”, mas de explorar e processar o desconforto psíquico e emocional através da criatividade.
  • Devo expor minhas produções em atividades em grupo?
    Não. Arte en Misión oferece um espaço seguro onde o participante pode decidir voluntariamente o que deseja compartilhar com o grupo.
  • Os desenhos ou produções que eu fizer serão interpretados pelo arteterapeuta?
    Não. Num processo arteterapêutico, o produto final não é o propósito do encontro, mas tudo o que acontece durante o processo de criação. Se a qualquer momento o produto final for retomado, será a mesma pessoa que encontra sentido na sua criação, sem qualquer interpretação externa.
  • Qual é a diferença entre Arteterapia e Mediação Artística?
    A arteterapia concentra-se no processo terapêutico individual e é liderada por um terapeuta profissional, enquanto a Mediação Artística é usada para aumentar a conscientização, promover a comunicação e a resolução de conflitos em contextos de grupo ou comunitários, e não necessariamente têm um objetivo terapêutico.
bottom of page